Notícias e Informativos

5 de Junho - Dia do Meio Ambiente

  • Fonte: Comunicação Câmara
  • Publicado em: 05/06/2021
  • Assunto: Meio Ambiente

As pessoas e o planeta são tão saudáveis quanto os ecossistemas dos quais todos dependemos. Devolver à vida ecossistemas degradados - por exemplo, plantando árvores, limpando margens de rios ou simplesmente dando espaço para que a natureza se recupere - aumenta seus benefícios para a sociedade e a biodiversidade. Sem reviver os ecossistemas, não conseguimos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou o Acordo de Paris. Mas, os ecossistemas também são complexos e altamente variados, e sua restauração requer um planejamento cuidadoso e uma implementação paciente.

Para incentivar o renascimento dos ecossistemas em todos os lugares, o PNUMA publicou um guia prático para a restauração de ecossistemas. Lançado no início da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, o Manual de Restauração de Ecossistemas fornece uma introdução ao conjunto de ações que podem desacelerar e interromper a degradação dos ecossistemas e promover sua recuperação.

Projetado para todos os indivíduos e grupos interessados, o guia descreve três caminhos para se envolver na restauração de ecossistemas durante a Década da ONU e além:

  • Adotando ações como iniciar ou apoiar um projeto de restauração local
  • Fazendo escolhas inteligentes, como comprar apenas produtos sustentáveis e mudar dietas
  • Levantando sua voz em apoio à conservação e à restauração de ecossistemas

O guia de 21 páginas descreve abordagens para restaurar oito tipos principais de ecossistemas - florestas, campos agrícolas, pastagens e savanas, rios e lagos, oceanos e costas, vilas e cidades, turfeiras e montanhas. Ele também descreve como todas as partes da sociedade - de indivíduos e grupos comunitários a empresas e governos - podem se tornar parte da #GeraçãoRestauração, um movimento global para restaurar ecossistemas em todos os lugares para o bem das pessoas e da natureza.

 

LINK PARA A CARTILHA

CARTILHA